Você já ouviu falar em Educação Maker?
Existem diferentes modos de aprendizado: por imitação, memorização, por tentativa e erro, e claro, por experimentação. Essa investigação prática, conhecida como método “mão na massa”, é a essência do movimento maker.
A educação maker vai de encontro às principais competências que todos os estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica, de acordo com as premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A inserção da educação maker nas escolas pode acontecer aliada à tecnologia, com ferramentas que auxiliem o trabalho do professor.
O que é STEAM?
A metodologia STEAM é uma abordagem baseada em projetos. Abrangendo e integrando as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Ela visa uma interligação entre as competências, além de estimular um conhecimento onde a criança tem maior autonomia no processo de aprendizagem.
O objetivo é auxiliar crianças nas soluções de problemas, despertando habilidades que elas vão usar a vida toda, sempre em um ambiente de troca e com interatividade.